
Carlos Alves
Nota Biográfica
Carlos Manuel Ferreira Alves, nascido a 25 de junho em Braga, é atualmente investigador de doutoramento em Informática no Centro Algoritmi da Universidade do Minho, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e professor na Universidade da Maia (UMAIA).
No seu percurso escolar inicial, completou o Curso Técnico em Informática de Gestão na EsproMinho, que lhe conferiu equivalência ao 12º ano com média de 15 valores. Durante este período foi várias vezes subdelegado de turma.
No seu percurso académico, concluiu o Curso de Especialização Tecnológica em Desenvolvimento de Produtos Multimédia no Instituto Politécnico do Cávado e Ave em Barcelos, com média de 13 valores. Obteve também o Certificado de Competências Pedagógicas, que concluiu com aproveitamento.
Frequentou o primeiro ano da Licenciatura em Informática Médica na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Foi eleito Representante dos Estudantes da Escola Superior de Tecnologia no Conselho Geral do Instituto Politécnico do Cávado e Ave.
Concluiu a Licenciatura em Comunicação e Multimédia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2016 com média de 15 valores. Realizou o Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing, na cidade do Porto com o tema de dissertação: A Intenção de Uso da Realidade Aumentada no Comércio Eletrónico – O Caso do IKEA Place, à qual foi atribuída a classificação de 17 Valores.
Como investigador no Centro Algoritmi, esteve anteriormente envolvido no projeto da Bosch Car Multimédia, a Fábrica do Futuro, e no Projeto NORTE 86 – Soluções Integradas e Inovadoras para o bem-estar das pessoas nos centros urbanos complexos. Na UMAIA, leciona várias unidades curriculares: Tendências Tecnológicas e Inteligência Artificial, Laboratórios SCRUM para a Transformação Digital e Seminários para a Transformação Digital.
A nível desportivo, pertenceu à equipa de desporto escolar de badminton na escola EB 2 e 3 de Nogueira. Foi também dançarino de dança desportiva federado pela FPDD – Federação Portuguesa de Dança Desportiva, onde representou a Academia de Dança Ricardo Abelhas e a Associação de Dança Desportiva de Braga, que na categoria Júnior 2 Iniciados conquistou o título de 3º lugar na Taça de Portugal, 4º lugar no Ranking Nacional e 5º lugar no Campeonato Nacional. Já representou Portugal em alguns campeonatos internacionais.
Em causas sociais, cooperou com o Banco Alimentar Contra a Fome. Estagiou em duas empresas de informática, a Inforlink e a Deltabyte, ambas em Braga. A nível profissional, trabalhou como relações públicas, como marketeer em várias empresas e como formador nas áreas de marketing e tecnologias de informação.
O seu atual papel académico na Universidade da Maia permite-lhe combinar a sua vasta experiência tecnológica com as suas competências pedagógicas, preparando a próxima geração de profissionais para os desafios da transformação digital. A sua metodologia de ensino nos Laboratórios SCRUM, na unidade curricular de Tendências Tecnológicas e Inteligência Artificial e nos Seminários de Transformação Digital incorpora tanto conhecimento teórico como experiência prática quer do setor empresarial, quer do setor industrial, proporcionando aos alunos aplicações em contextos reais das tecnologias emergentes, como por exemplo a Realidade Aumentada e a Computação Espacial.